MENU COM SUBMENU

quinta-feira, 12 de junho de 2014

COPA DO MUNDO: Hoje - Brasil x Croácia ''O começo de uma nova história''


País-sede e único pentacampeão mundial, o Brasil dará o pontapé inicial da 20ª Copa do Mundo da FIFA nesta quinta-feira contra uma ambiciosa Croácia, adversário sem nada a perder e muito a ganhar. A pressão estará toda nos ombros de Neymar e companhia, que pretendem estrear com vitória diante da própria torcida.

Já o técnico Niko Kovac apresentará uma equipe recheada de jogadores que atuam nos melhores clubes da Europa, com apenas dois atletas a serviço de clubes croatas. Além disso, essa será a primeira partida de Copa do Mundo disputada nas Américas desde o dia 17 de julho de 1994, em Los Angeles, quando o Brasil venceu a Itália na disputa de pênaltis da decisão.

Você sabia?

Reencontros:
Brasileiros e croatas já se enfrentaram há oito anos, no dia 13 de junho de 2006, pela partida de abertura do Grupo F na Alemanha. A Seleção passou trabalho diante de uma formação bastante técnica e precisou se contentar com um gol de Kaká antes do intervalo para estrear com vitória em Berlim. Embora o Brasil tenha renovado inteiramente o seu elenco desde então, entre os 23 jogadores da Croácia há dois que participaram daquele encontro: o goleiro Stipe Pletikosa e o capitão Darijo Srna. Além disso, Niko e Robert Kovac também estavam lá. O técnico de 42 anos, que disputou 83 jogos com a camisa croata, substituiu Igor Stimac auxiliado pelo irmão em outubro de 2013.

A hora e a vez da tecnologia:
A tecnologia da linha do gol será empregada pela primeira vez em Mundiais em 2014. O sistema GoalControl-4D possui 14 câmeras de alta velocidade instaladas ao redor do campo, sendo sete apontadas para cada goleira. A unidade central de tratamento envia um sinal de rádio criptografado para o relógio do árbitro em menos de um segundo para indicar se a bola cruzou a linha por meio de uma vibração e um símbolo visual.

Jogadores suspensos:
Mario Mandzukic, atacante do Bayern de Munique, 48 jogos e 13 gols pela seleção croata.

Você vai gostar de ver
A Croácia levará a campo ao menos um brasileiro naturalizado, Eduardo da Silva – o outro é Sammir, que deve começar no banco. E o carioca criado na Vila Kennedy poderia perfeitamente ter participado desse duelo vestindo a camisa canarinho. Para saber mais sobre a trajetória atípica do jogador, confira a sua entrevista exclusiva no FIFA.com.

Nesse dia em…
Em 12 de junho de 1938, apesar do gol do artilheiro Leônidas da Silva e dos 30 minutos de prorrogação, o Brasil não conseguiu passar pela Tchecoslováquia nas quartas de final do Mundial realizado na França. Após o empate em 1 a 1 em Bordeaux, os dois países se reencontraram 48 horas mais tarde na mesma cidade, e dessa vez a Seleção conseguiu vencer por 2 a 1 graças aos gols do inesquecível Diamante Negro e de Roberto no segundo tempo, após ter finalizado a primeira etapa perdendo pelo placar mínimo. Dois dias depois, porém, o Brasil resolveu poupar Leônidas para a final e acabou caindo diante da Itália por 2 a 1 na semi. Até hoje, essa maratona de 300 minutos de bola rolando no intervalo de apenas quatro dias ainda é um recorde a ser batido.

FICHA TÉCNICA - BRASIL X CROÁCIA

Local: Arena São Paulo (SP)
Data/Horário: 12/6/2014, às 17h

Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP) Assistentes: Toshiyuki Nagi (JAP) e Toru Sagara (JAP)

BRASIL: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

CROÁCIA: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko; Rakitic, Kovacic e Modric; Perisic, Olic e Jelavic. Técnico: Niko Kovac.

FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário