MENU COM SUBMENU

domingo, 26 de julho de 2015

Semifinais agitam o 2º dia do Circuito Rota do Mar em Maracaípe-PE


Com o mar alinhado e séries com boas ondas, o 2º dia do Circuito Rota do Mar Pro Surf em Maracaípe-PE teve mais finalizações de manobras do que no primeiro dia de campeonato. Neste sábado (25), que começou com tempo fechado, mas seguiu com sol forte, a intensidade do vento diminuiu e os atletas puderam desempenhar melhor suas manobras no início do dia. As disputas pelas vagas nas finais instigaram os atletas e animaram os espectadores que acompanharam as provas, especialmente por causa da mudança do mar que elevou o nível das baterias.

As categorias Open, Senior, Mirim, Master, Iniciante e Junior, em sequência, caíram nas águas de Maraca para a primeira fase. Nesse período, o mar estava propício para manobras, com sequências lineares e ondas tubulares. Porém, no início da tarde e já nas disputas das semifinais das categorias Open, Senior, Mirim, Master e Iniciante, o mar mudou e as ondas passaram a fechar cada vez mais rápido – o que, por um lado, dificultou a finalização das manobras. Porém, foi um estímulo para que os sufistas apostassem em manobras mais ousadas, buscando tubos e aéreos. Em algumas disputas, as ondas que surgiam eram encaradas pelos atletas como “tudo ou nada”.


A semifinal da categoria Open foi a mais acirrada do dia. O paraibano Denner Carvalho liderou a 1ª bateria desde o início, mas a disputa pela segunda colocação foi forte e o pernambucano Osvaldo Cajá foi classificado. Na 2ª bateria, vitória de virada do potiguar Rafael Joaquim, que garantiu 9,5 com um tubo perfeito, conquistando a maior nota do campeonato até agora. O pernambucano Isaías Silva, natural de Maraca, também garantiu presença na final Open.

Na semifinal da Senior, o destaque foi para a mudança do cenário. Os atletas tiveram grande dificuldade em executar as manobras diante das ondas quebra-coco. A final será disputada por quatro pernambucanos: Júlio Pereira, Manoel de Assis, Isaías Silva e Manoel de Assis. Se o mar estava agitado para os veteranos, para os garotos da Mirim também não foi fácil. A semifinal foi difícil, com poucas oportunidades para a realização de manobras precisas. Os atletas foram ousados e se arriscaram em ondas altas. Cauã Nunes (PE) soube aproveitar as oportunidades que surgiram e garantiu sua vaga na final com um floater bem executado.

“Eu achei a minha onda, tive muita sorte. Acho muito importante a Rota do Mar estar patrocinando esse Circuito porque estimula o atleta”, afirmou o garoto de 15 anos, que vai participar do ISA World Junior Surfing Championship, na Califórnia, em outubro deste ano. Junto com Cauã, estão na final da Mirim o Vinícius de Oliveira (RN), Victor Costa (RN) e Paulo Bruno (CE).

O tubo que garantiu a maior nota do dia para o Rafael Joaquim também foi a manobra que levou o surfista Pedro Lima (PE) para a final da categoria Master. “O mar está muito difícil mesmo! As ondas estão muito rápidas, seguram o surfista na remada e quebram logo. Estou confiante para a final, espero entrar com o pé direito e conseguir ondas boas como essa”, disse Pedro Lima, que garantiu sua vaga na final com um tubo que arrancou muitos aplausos. A final será disputada ainda por Saulo Carvalho (PB), Fred Vilela (AL) e Fernando Santos (PE).


Para os meninos da Iniciante, as baterias da semi já aconteceram no final da tarde. Assim como os outros competidores, eles também enfrentaram dificuldades em finalizar as manobras diante do agito das ondas. Neste domingo, caem na água em busca do título o cearense Thiago Eduardo, o paraibano Reginaldo Silva, o potiguar Mateus Sena e o pernambucano Lucas Lisboa.

Útlimo dia de provas

Neste domingo (26), a competição terá início às 7h com a semifinal da categoria Junior. Em seguida, os veteranos da GrandKahuna e os pequenos da Infantil caem na água para a fase 1 e na sequência iniciam a semifinal, assim como os surfistas das categorias Feminino, Longboard e Pro. A partir das 11h40, serão iniciadas as finais na seguinte sequência: Master, Iniciante, Longboard, Senior, Mirim, GrandKahuna, Infantil, Feminino, Junior, Open e a tão esperada Pro. A 2ª etapa do Circuito Rota do Mar Pro Surf 2015 deverá ser finalizada às 14h30 com a premiação dos vencedores. Tudo será transmitido ao vivo através do site www.prosurf.rotadomar.com.br.

Confira a lista dos classificados:

Semifinal Junior
Jannifer de Souza (CE) 
Raul Bormann (RN)
Victor Costa (RN)
Thiago Pereira (PE)
Emanoel Tobias (RN) 
André Labanca (PE) 

Final Open
Denner Carvalho (PB)
Rafael Joaquim (RN)
Osvaldo Cajá (PE)
Isaías Silva (PE)

Final Senior
Julio Pereira(PE) 
Manoel de Assis(PE) 
Isaías Silva (PE)
Manoel de Assis (PE)

Final Mirim
Vinícius de Oliveira (RN)
Victor Costa (RN)
Cauã Nunes (PE)
Paulo Bruno (CE)

Final Master
Saulo Carvalho (PB)
Fred Vilela (AL)
Pedro Lima (PE)
Fernando Santos (PE)

Final Iniciante
Lucas Lisboa (PE) 
Thiago Eduardo (CE) 
Mateus Sena (RN) 
Reginaldo Silva (PB) 

Fotos: Damangar
Gabriela Barreto - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário