MENU COM SUBMENU

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Confira como será a fórmula de disputa do Campeonato Pernambucano 2017

Foto: Malu Veiga
Campeonato Pernambuco de 2017 tem novidades. A primeira delas é que o primeiro turno, que neste ano contou com oito times participantes, terá nove, com o Salgueiro deixando a elite, que só participa da competição a partir do Hexagonal - formada agora por Sport, Santa Cruz e Náutico. A outra mudança diz respeito à arbitragem. Antes definidos por sorteios, os comandantes dos confrontos vão ser escolhidos a partir de uma audiência pública, por meio de uma pontuação recebida ao longo das partidas. No mais, as regras são as mesmas deste ano.

Há outras possibilidades estudadas pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF), em consenso com os clubes pernambucanos. Uma é a implementação do "árbitro eletrônico", que deve atuar em lances específicos em caso de dúvidas, como gols, pênaltis e impedimentos. Questionado se método garantiria acertos totais da arbitragem, o presidente da escola de arbitragem Emanoel Serapião foi enfático:


A outra possibilidade é que haja a diminuição do número de rodadas por causa de uma alteração no calendário internacional. No entanto, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, garantiu que já entrou em discussão com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

- São 14 datas. Existe uma possibilidade, que não devemos aceitar sob nenhuma hipótese, de redução de datas do Estadual. Houve um movimento de redução para 12. Já nos posicionamos contra e acreditamos que serão mantidas. Mas, se forem 12, você teria que retirar uma partida da semifinal e uma da final - no caso, as duas partidas seriam sem o jogo da volta - garantiu o Evandro Carvalho.


Assim, a fórmula é semelhante a do ano passado. O primeiro turno começa no dia 4 de janeiro e o segundo, no dia 29 de janeiro, terminando em 30 de abril. O duelo inaugural do Hexagonal é o Clássico das Emoções, entre Santa Cruz e Náutico.




Globo Esporte.com / PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário